Blog do Varejo


Papa FRANCISCO: - Primeiro as Pessoas, e Tudo o Mais Vem Depois !

AS 4 LIÇÕES DE FRANCISCO

-depois de 5 meses de enfaro de internet - chamo de "internetite", mal que parece acometer só a mim mesmo, pois não vejo ninguém reclamando....só mesmo um assunto como este abaixo, podia remover-me das cinzas e me entusiasmar como uma criança num parque de diversões. Sim, as lições que nos chegam embutidas nas atitudes de FRANCISCO são uma festa para nossa alma, pessoal e profissional. É um gigante, capaz de nos fazer superar toda a ojeriza que o Vaticano vinha nos provocando, não tanto pelos escândalos financeiros e sexuais já habituais, mas mais pela pedofilia praticada em muitoas de suas igrejas pelo mundo, uma tragédia secularmente anunciada de quando um bando de seus líderes decidiu-se, por volta do século XIV, pelo celibato e, pior, por razões econômicas. Entre muitas de suas atitudes, esta a de enfrentar este problemaço de frente, que até derrubou, pela primeira vez, o papa anterior. Bem, dei um "barra copy" no texto inteiro, que é mais do que auto explicativo. "Não dá prá não ler"

“Quatro lições de liderança do Papa Francisco, segundo o Wall Street Journal

Talvez não tenha um MBA, mas o Papa Francisco poderia ensinar uma série de coisas sobre como dirigir uma empresa.

A reportagem é de Adam Rubenfire e publicada no The Wall Street Journal, 21-08-2014. A tradução é de André Langer.

O pontífice, que chegou à Coreia do Sul na quinta-feira, na primeira visita papal à Ásia em 15 anos, foi qualificado como um líder transformador do porte de Steve Jobs, da Apple Inc., e Lou Gerstner, da International Business Machines Corp., pela revista The Economist. Ele conseguiu milagres à frente de uma burocracia inflada e varada de escândalos e que sofria com a perda de fiéis, segundo seus admiradores.

Jeffrey Krames, escritor de Chicago, estava tão inspirado pela liderança do Papa que decidiu escrever um livro sobre o assunto: Lead with Humility: 12 Leadership Lessons from Pope Francis (Liderar pelo exemplo: doze lições de liderança do Papa Francisco), que será publicado na Argentina e no México, em espanhol, em novembro próximo, pela V&R Editoras. Posteriormente, será publicado no resto da América Latina. A editora não especificou datas.

Como pode alguém dirigir como o Papa? Na sequência, quatro lições do livro:

1. Seja humilde

O Papa Francisco escreveu que a humildade é uma das qualidades mais importantes que um verdadeiro líder deve ter. Mas não é suficiente agir com humildade: Francisco diz que deve ser autêntico.

Krames escreve que o Papa colocou-se a si mesmo consistentemente no mesmo nível de seus seguidores, e assinala que líderes empresariais como a ex-presidenta executiva da eBay Inc., Meg Whitman, agora presidenta executiva da Hewlett-Packard Co., e a ex-presidenta executiva da Travelocity Michelle Peluso, a atual diretora de moda on-line do minorista Gilt Groupe Inc., fizeram o mesmo ao abandonar o escritório do chefe e sentar-se em cubículos comuns.

“Há bastante margem para que os presidentes executivos cresçam em humildade”, apontou Krames em uma entrevista, indicando que o Papa não é anticapitalista, mas provavelmente acredita que os ricos poderiam ser mais caritativos.

2. Tenha uma mente aberta

O lema do Papa Francisco é “primeiro as pessoas, e tudo o mais vem depois”, segundo Krames, que escreve que a carreira do Papa consistiu muito menos em manter os católicos fiéis às verdades perenes da sua fé e mais em servir às pessoas. Por exemplo, embora papas anteriores tenham lavado cerimoniosamente apenas os pés de homens cristãos, o Papa Francisco lavou os pés tanto de homens como de mulheres de diferentes crenças.

Krames escreve que o Papa negou-se a julgar pessoas que de outra maneira teriam sido rechaçadas pela Igreja, incluindo a comunidade GLBT. Indica que os bons líderes não falam com arrogância com seus seguidores, mas entabulam conversas abertamente:

“É importante, diz Francisco, não transmitir um monólogo ao falar com o seu pessoal e levar em conta a natureza mutante da nossa cultura”, escreve Krames.

3. Não pode fazer tudo do seu escritório

O Papa Francisco pensa que a Igreja deveria ser dirigida como um hospital de campanha, o que implica que os líderes não podem permanecer inativos e ditar somente ordens do altar.

“Ele não quer burocratas”, anota Krames. De maneira similar, escreve que os grandes empresários passam tempo no mundo real para conhecer os seus clientes. Além disso, os grandes gerentes descentralizam o processo de tomada de decisões, evitam a microgestão e confiam em que seus empregados farão bem o seu trabalho.

4. Não permita que os fracassos o deprimam

Em um gesto que surpreendeu a muitos, o Papa Francisco fez sua própria confissão este ano antes de ouvir as confissões dos outros, reconhecendo que ele também comete erros. Com respeito à questão dos escândalos de abuso sexual de menores que a Igreja enfrenta, Krames indica que o Papa Francisco aprendeu “que esquivar-se das adversidades, raramente funciona”.

“Ficar obcecado com feridas do passado não o ajudará no futuro. Para ser líder da magnitude do Papa Francisco, deve-se reconhecer que algumas vezes fraquejará, e que os erros são aceitáveis sempre e quando possam contribuir para futuros triunfos”.

 

Liderar pelo exemplo: doze lições de liderança do Papa Francisco será publicado em setembro em inglês, e em novembro no México e na Argentina.”

 

RIO, SEMPRE, RIO

 


 




Escrito por edubuys às 04h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Categorias
  Todas as Categorias
  Link
  Objeto de Desejo
Outros sites
  Conversando com Dr. Adriano Daudt
  BrasilPossível
  TottalMarketing
  De Tudo, Um Pouco LLeitão
  SENAC
  Boa Chance O Globo
  Maintrends Consultoria & Marketing !
  alshop
  Varejo On Line VOL
  Mulheres Perfeitas !!
  VOTO LIMPO !!
  UOL - O melhor conteúdo
  SEBRAE
  My Blog Log
  Blog da LUCIA HIPOLLITO
  Gestor de Vendas
  Business Networks Management
  ADVERBOX
  FundamentalConteúdo
  Blog de Guerrilha
  TechCrunch
  Peccato Costura Mais +
  Blog Search Google
  Adicionem o seu site em nosso blog do Varejo
  Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo MBA de Varejo e Serviços
   BlogBlogs.Com.Br
   >!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?'http':'https';if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+'://platform.twitter.com/widgets.js';fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document, 'script', 'twitter-wjs');" target="_blank">TWITTER
Votação
  Dê uma nota para meu blog